Conheça as vantagens das fachadas ventiladas

via Hunter Douglas®
via Hunter Douglas®

Um edifício sustentável é aquele capaz de proporcionar benefícios na forma de conforto, funcionalidade, satisfação e qualidade de vida sem comprometer a infraestrutura presente e futura dos insumos, gerando o mínimo possível de impacto no meio ambiente e alcançando o máximo possível de autonomia. 

Este é um conceito que se fortalece a cada dia no Brasil, e entre a lista de ações para maximizar os recursos está a preocupação com fachada. A Fachada Ventilada é considerada uma solução construtiva sustentável que alia inovação e eficiência energética auxiliando na melhoria do conforto térmico, já que é capaz de reduzir entre 30% a 50% o consumo de energia de um edifício. Outro diferencial do sistema é que os materiais utilizados em sua composição são 100% recicláveis. 

via Hunter Douglas®
via Hunter Douglas®

A alta durabilidade e o baixo grau de absorção das peças permitem a limpeza pela própria água da chuva e impedem o acúmulo de sujeira, inibindo a fixação de produtos químicos, como tintas e outros compostos utilizados para uso de rabiscos (pichações).

via Hunter Douglas®
via Hunter Douglas®

A forma como os painéis são projetados e instalados na fachada permite a passagem do ar pelas juntas entre eles. Graças ao diferencial de pressão entre a parte interna da fachada (câmara entre fachada e estrutura principal da edificação) e externa, a infiltração de água é quase que insignificativa, aumentando assim a vida útil do empreendimento.

Outra vantagem é a redução da área de shaft, que permite a utilização do espaço entre alvenaria e painéis para passagem das instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado.

via Hunter Douglas®
via Hunter Douglas®

Sistema respirante
O sistema possibilita a dispersão do vapor presente no interior das paredes,eliminando a umidade dos edifícios. O vapor de água que se forma no interior do edifício também pode ser parcialmente eliminado através das paredes, contribuindo, assim, com a conservação da estrutura.

– Estanqueidade à água
Quando dimensionado corretamente para as necessidades específicas de cada edifício, o sistema de fachadas ventiladas é capaz de controlar a entrada de água da chuva e eliminar as infiltrações, uma das causas mais frequentes da deterioração das fachadas.

– Facilidade de limpeza
A estanqueidade da água é uma vantagem, também, porque sua alta durabilidade e seu baixo grau de absorção permitem que a limpeza  das placas seja feita pela própria água da chuva, diminuindo o acúmulo de sujeira e inibindo a fixação de produtos químicos, como tintas e outros compostos utilizados em pichações, por exemplo.    

– Facilidade de manutenção e reposição das placas
Cada um dos painéis da fachada ventilada é independente. Esse fato facilita a instalação e a manutenção da fachada, possibilitando reparos, mudanças e checagens com agilidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s