Vidro como aliado na construção de edifícios sustentáveis

post_vidros1
Aplicação vidro de controle solar Cool Lite STB. Image via Cebrace

A tecnologia de fabricação de vidros evoluiu ao longo dos anos e fez com que esse material conquistasse no mercado da construção civil um espaço que vai além do valor estético que pode agregar aos edifícios. Agora, os vidros passaram a ser funcionais, sendo usados atualmente como aliados das construções sustentáveis por poder reduzir o calor, gerar economia de energia e até para reduzir o consumo de água.

Em seu processo produtivo, é cada vez maior a preocupação com a geração de energia limpa e na diminuição a emissão de gases que geram o efeito estufa. Outro ponto a favor do vidro no assunto sustentabilidade é que ele é um material 100% reciclável; para se ter uma noção de seu poder de reaproveitamento, com um quilo de caco se faz um quilo de vidro novo.

Conheça as características e os benefícios dos principais vidros feitos para a serem instalados em construções sustentáveis.

post_vidros2
Aplicação vidro de controle solar Cool Lite STB. Image via Cebrace

Os vidros de proteção solar recebem camadas metalizadas em seu processo de fabricação que barram até 80% do calor no ambiente e quase 100% dos raios UV.

A grande vantagem dos vidros de proteção solar é sua capacidade de redução do consumo de ar-condicionado e luz artificial, responsáveis por boa parte dos gastos de energia de um prédio comercial.

Tal eficiência energética conquistou o mercado sustentável no país, fazendo com que esse tipo de material seja exigido para a pontuação de obras que buscam acertificação com selos verdes, como Leed (Green Building Council Brasil) e Aqua.

post_vidros3
Aplicação vidro de controle solar Cool Lite STB. Image via Cebrace

Os vidros de proteção solar controlam a luz e o calor porque recebem os óxidos metálicos na própria massa do vidro. Assim, dispensam o uso de películas, uma vez que o produto, por si só, reduz da temperatura do ambiente na versão monolítica ou laminada.  Afinal, as películas se descolam com o tempo, e precisam ser trocadas para evitar o aspecto indesejado.

Por outro lado, os vidros de proteção solar também reduzem a necessidade de fechamento de cortinas, pois evitam o ofuscamento e geram maior aproveitamento da luz natural.

post_vidros4
Aplicação vidro de controle solar Cool Lite ST. Image via Cebrace

Logo que começaram a ser conhecidos no mercado, os vidros de proteção solar eram chamados de “refletivos”, pois existiam apenas na versão espelhada, que oferece privacidade ao impedir que se visualize o interior do ambiente durante o dia. Atualmente, a tecnologia desse tipo de vidro avançou para obter diferentes tonalidades e desempenhos térmicos, inclusive versões transparentes, sem o aspecto “espelhado”, como os vidros Cool Lite KNT e Cool Lite SKN, usados nas maiores obras do Brasil e do mundo.

post_vidros5
Restaurante NAU. Aplicação do vidro de proteção solar Cool Lite KNT. Image via Cebrace

Como exemplo de uso do Cool Lite KNT, pode-se citar o Shopping Rio Mar, em Recife (PE), que recebeu o Selo AQUA – Alta Qualidade Ambiental, o primeiro selo de certificação de construções sustentáveis adaptado à realidade brasileira, e as estações Vila Prudente e Pinheiros do metrô de São Paulo.

post_vidros6
Estudo de comportamento de um vidro comum (à esquerda) e do autolimpante Bioclean (à direita) num dia de chuva. Image via Cebrace

Com a crise de abastecimento de água, que já é uma realidade em várias regiões do Brasil, economizar tornou-se uma. O consumo consciente passa também pela escolha dos vidros: o autolimpante Bioclean capta a força dos raios UV e da água da chuva para combater a sujeira, dispensando a limpeza constante.

Em dias de chuva, o Bioclean forma um filme invisível em sua superfície, pelo qual a água da chuva escorre e realiza a limpeza, oferecendo praticidade e economia na manutenção.

 

Matéria original publicada em http://www.archdaily.com.br/br/777376/vidro-como-aliado-na-construcao-de-edificios-sustentaveis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s