Aplicativo mostra os ambientes digitais criados pelas ondas de rádio em tempo real

post_app

Um novo aplicativo para dispositivos móveis criado pelo designer holandês Richard Vijgen visualiza a “infosfera” – uma “rede de redes” interdependentes que é “povoada por entidades informacionais” – em realidade aumentada e em tempo real, transformando nosso ambiente intangível em um mundo abstrato de ondas de energia pulsantes. De acordo com  o designer, estamos “completamente cercados por um sistema oculto de cabos de dados e sinais de rádio criado por pontos de acesso, torres de celulares e satélites em órbita”. O aplicativo Architecture of Radio funciona “revertendo a natureza do ambiente da ‘infosfera’, ocultando o visível e revelando a paisagem tecnológica invisível com a qual interagimos através de nossos dispositivos.”

post_app2

Nossas vidas digitais, continua Vijgen, depende desses sistemas físicos de comunicação, observação e navegação.

Baseado em conjuntos de dados globais e abertos de torres de celular, Wi-Fi e satélites e em sua localização por GPS, o aplicativo oferece uma visualização em 360° dos sinais em torno  do usuário. O conjunto de dados inclui quase sete milhões de torres de celular, 19 milhões de roteadores Wi-Fi e centenas de satélites.

Nas palavras de Michael Andor Brodeur, o aplicativo é “uma lente inteiramente nova através da qual vemos a realidade de que dependemos diariamente.”

post_app3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s