Robô construtor assenta tijolos três vezes mais rápido que uma pessoa

post_robo

Um novo operário da construção civil tem oferecido ajuda de alta eficiência aos canteiros de obras, assentando tijolos quase três vezes mais rapidamente que uma pessoa. SAM (sigla para Semi-Automated Mason) é um bobô especializado em assentar blocos que assume esta tarefa repetitiva e a realiza com muita eficiência, aponta o MIT Technology Review. Enquanto  SAM se ocupa ajuntando os tijolos, passando a argamassa e assentando os blocos, seu operador humano assume outras funções no canteiro, assentando os blocos das esquinas e melhorando a qualidade estética da alvenaria.

Apesar de seu trabalho consistir em tarefas repetitivas, SAM pode se adaptar às condições do canteiro, sabendo, inclusive, diferenciar entre os desenhos técnicos e as condições reais da obra.  Ele também é capaz de realizar pequenos detalhes, como inscrever um logo a partir de uma imagem e acrescentar texturas à superfície de uma parede ao deslocar os blocos em poucos centímetros.

post_robo2

“Na construção, seu projeto dirá que uma janela se localiza a exatos 9 metros do canto do edifício, e, na realidade, quando você chega ao edifício, nada está onde deveria estar”, comentou Scott Peters, cofundador da companhia que projetou o SAM – Construction Robotics – em uma entrevista ao MIT Technology Review.

Um operário humano pode consegue assentar de 300 a 500 tijolos por dia, SAM consegue entre 800 e 1200. No entanto, Peter diz que o objetivo de SAM é melhorar a eficiência geral da obra, não substituir as pessoas – sempre haverá funções que um robô não pode fazer.

Saiba mais sobre o SAM, aqui.

Via TechnologyReview.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s