Não olhe para baixo. Esta é a ponte de vidro mais longa do mundo

A ponte de vidro mais longa do mundo vai abrir em maio, na China. Tem 430 m de comprimento e está pendurada a 300 m de altura. Que moda é esta que está a dominar a arquitetura chinesa? Luxo? E perigo?

post_ponte1

Vai ser a ponte de vidro mais longa do mundo. Estará suspensa sobre o Parque Natural Florestal de Zhangjiajie, o mesmo sítio que serviu de inspiração a alguns cenários do filme “Avatar”. Se tiver coragem de atravessar esta ponte, terá de percorrer 430 metros por cima de vidro pendurado a 300 metros de altura. E poderá ter a companhia de cerca de 800 pessoas, a capacidade máxima da construção.

A ponte deverá abrir ao público em maio e foi desenhada por Haim Dotan, conhecido do público por ter projetado o pavilhão israelita da Expo 2010 em Shanghai. Ele afirma que a ponte tem mais uma funcionalidade além da turística: pode servir de passerelle para espectáculos de moda. Entre os materiais utilizados para a construir não estão cimento nem aço. O elemento principal é mesmo o vidro, conta a CNN.

Apesar do incidente com a ponte de vidro do Parque Cénico de Yuntaishan em outubro de 2015, que rachou sobre pés de turistas, a moda das pontes com chão de vidro prossegue na China. As províncias de Henan e Hunan são as que mais apostam nestas construções como estratégia para fomentar o turismo nessas regiões. E tem resultado porque, conta a CNN, o medo inicial dá lugar ao entusiasmo de apreciar as paisagens dos parques florestais chineses. É a emoção – mais do que a utilidade – que vende, acrescenta o arquiteto Keith Brownlie (que desenhou a ponte do Museu de Ciência de Londres) em conversa com a BBC.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s