Parque Ibirapuera passará por reforma projetada por Paulo Mendes da Rocha

Lago_do_Parque_do_Ibirapuera

O principal parque da cidade de São Paulo, o Ibirapuera, passará por uma reforma projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e terá sua área ampliada.  Publicada ontem no jornal Folha de S. Paulo que, a notícia diz que o projeto prevê uma série de mudanças em parte dos 221 hectares de áreas verdes do parque e que as propostas já foram encaminhadas aos órgãos de preservação do patrimônio histórico e artístico da cidade.

A principal área de intervenção é o entorno da Oca, edifício de Oscar Niemeyer concluído em 1954, e do Auditório, do mesmo arquiteto e concluído em 2005. Com a reforma, o asfalto que conecta ambos os edifícios, usado também como estacionamento, será substituído por uma praça de piso permeável equipada com piso tátil para pessoas com problemas de visão.

Neste ponto serão instalados pontos de ônibus e de táxis, além de estacionamento exclusivo para pessoas com necessidades especiais. “A ideia é que se chegue ao parque de transporte público”, disse Nabil Bonduki, arquiteto e secretário municipal de Cultura, a matéria de Monica Bergamo na Folha .

Além disso, uma modificação próxima à Avenida Pedro Álvares Cabral já está concluída. Os 150 metros de grades que contornavam o estacionamento da Oca foram deslocados para a calçada, englobando a área verde que ficava do lado de fora: uma ampliação que equivale à área de meio campo de futebol.

“Isso deve custar por volta de 600 mil reais, mas isso esta sendo pago na verdade com uma contrapartida pelo uso da Oca por um expositor”, disse o secretário municipal de Cultura.

Um painel de 1954 localizado no subsolo da Oca, feito para a inauguração do prédio, também será restaurado. A obra foi coberta há 15 anos por uma parede falsa quando montaram uma exposição dos 500 anos do Brasil.Quando o restauro começar o público poderá acompanhar o trabalho através de uma espécie de vitrine.

Os especialistas pretendem concluir o restauro do painel da Oca até o aniversário de São Paulo, no dia 25 de janeiro de 2016.

Matéria original em http://www.archdaily.com.br/br/782009/parque-ibirapuera-passara-por-reforma-projetada-por-paulo-mendes-da-rocha, por Romullo Baratto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s