Rice University cria mapa interativo que mostra a evolução do Rio de Janeiro de 1500 até hoje

post_rio1500

O Rio de Janeiro é “uma cidade de camadas múltiplas e contraditórias, ao mesmo tempo expostas e ocultas por suas belezas e complexa topografia”, comenta Sandra Jovchelovitch, professora da London School of Economics and Political Science. Exibindo alguns dos monumentos naturais e construídos mais emblemáticos do mundo e, simultaneamente, um mar de favelas que ocupa a geografia acidentada da cidade, o Rio de Janeiro é, sem dúvida uma “cidade maravilhosa” repleta de contradições e desigualdades.

Mas como ela se tornou o que é hoje? É isto que o novo projeto de cartografia da Rice University tenta elucidar. “A plataforma imagineRio é um atlas interativo que ilustra a evolução social e urbana do Rio de Janeiro ao longo de toda a história da cidade, como existiu e como foi frequentemente imaginada”, afirma a descrição do projeto.

O projeto consiste em um mapa sobre o qual vemos as alterações sofridas na geografia da cidade entre os anos de 1500 e 2016, incorporando projetos urbanos, masterplans e desenhos arquitetônicos da cidade e seus diversos componentes que foram criados ao longo de sua história.

post_rio15002

Os criadores do projeto também incorporaram imagens feitas por artistas visitantes da cidade.”Todas as imagens que podíamos geolocalizar, nós geolocalizamos”, comentou Alida Metcalf, chefe do departamento de história e uma das responsáveis pelo projeto. “Assim que geolocalizamos a imagem, podemos clicar no mapa e ver o que o artista viu — é uma espécie de viagem no tempo.”

Navegue no imagineRio e descubra mais sobre a história da cidade aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s