“FLOATING PIERS” DE CHRISTO E JEANNE-CLAUDE PERMITE QUE OS VISITANTES “CAMINHEM SOBRE A ÁGUA”

post_passarela1

Inaugurado na semana passada e aberto ao público por apenas dezesseis dias, The Floating Piers, a mais recente obra de Christo e Jeanne-Claude, se baseia em uma ideia desenvolvida originalmente em 1970 e permite que os visitantes do Lago Iseo, na Itália, “caminhem sobre a água”. Construída com 100 mil metros quadrados de tecido amarelo reluzente, sustentados por um sistema modular flutuante composto por 200 mil cubos de polietileno de alta densidade, a instalação – que está ligeiramente acima do nível da água – ondula com o movimento do lago.

Segundo o jornal italiano Leggo, duas pessoas foram “gravemente feridas” e a instalação foi “evacuada” no dia de sua inauguração devido a quantidade de visitantes e às condições atmosféricas.

Aqueles que experienciarem The Floating Piers  sentirão como se estivessem caminhando sobre a água – ou talvez o dorso de uma baleia.

post_passarela2

post_passarela3

Pela primeira vez os visitantes podem caminhar de Sulzano a Monte Isola e para  a ilha de San Paolo, que é contornada pela obra. “Como todos os nossos projetos, The Floating Piers é absolutamente gratuito e acessível 24 horas por dia – se o tempo permitir”, comentou Christo. “Não há ingressos, entrada, reservas ou proprietários. [A obra] é uma extensão da rua e pertence a todos.”

post_passarela4

Um caminho de três quilômetros de extensão foi criadona medida em que The Floating Piers se prolonga através da água do Lago Iseo. Os piers têm dezesseis metros de largura e aproximadamente trinta e cinco centímetros de altura. O tecido continua por mais de dois quilômetros de ruas nas cidades de Sulzano e Peschiera Maraglio.

post_passarela5

post_passarela6

post_passarela7

post_passarela8

Deixe um comentário