LINE-X CRIA TINTA ESPECIAL PARA PROTEGER EDIFÍCIOS DE DESASTRES E EXPLOSÕES

post_explosao

Um revestimento protetor desenvolvido pela Line-X tem o poder de tornar os edifícios virtualmente impenetráveis. O produto – que é borrifado sobre as superfícies – cria uma fina barreira à prova d´água, resistente contra impactos e ação abrasiva e pode suportar altas temperaturas; aspectos que se combinam para tornar a substância quase indestrutível. A mistura,  conhecida como “Paxcon®”, é mais resistente que o aço e pode ser usada para proteger edifícios de explosões ou desastres naturais como terremotos e tempestades.

As superfícies pintadas com Paxcon® podem resistir a explosões 20 vezes mais fortes que paredes comuns, afirma a empresa após mais de 20 anos de testes rigorosos. Pesquisadores do New Mexico Institute’s Energetic Materials Research and Testing Center (EMRTC) conduziram o teste mostrado no vídeo acima, em que duas paredes idênticas de concreto são construídas; uma pintada com Paxcon®  e a outra não. O vídeo mostra a parede que recebeu o composto resistindo à explosão; ela sofre flexão durante a detonação, mas permanece intacta.

post_explosao2

A diferença absurda entre as duas paredes e seus interiores após a explosão comprova a capacidade de Paxcon®  de evitar fatalidades durante explosões ou colapso estrutural.

A substância, um composto de polímeros elastômeros, se mostrou mais resistente que revestimentos similares de aço inoxidável e fibra de carbono. Além de edifícios, a substância tem sido implementada como revestimento protetor em coletes à prova de bala , equipamentos agrícolas, automóveis e mesmo em aviões. Apesar de sua composição química, testes comprovaram que é seguro beber água potável armazenada em um contenedor revestido  com esta substância.

A Line-X  já provou a efetividade do composto em madeira, painéis de gesso, tijolos, aço, blocos cerâmicos e já está disponível comercialmente para ser usada em virtualmente qualquer superfície. Sua versatilidade e fácil aplicação podem tornar este composto um material comum na construção civil nos próximos anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s