PAULO MENDES DA ROCHA GANHA MEDALHA DE OURO DA ARQUITETURA EM LONDRES

post_paulomendes2

RIO – O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha foi anunciado, nesta quinta-feira, como o vencedor da medalha real de ouro 2017 do Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA, do nome em inglês Royal Institute of British Architects). Trata-se de uma das maiores honrarias dessa área. O prêmio vem como reconhecimento da trajetória profissional desse capixaba de 87 anos, que, também neste ano, foi agraciado com o Prêmio Imperial do Japão e o Leão de Ouro da Bienal de Veneza. Anteriormente, ele recebeu o Mies van der Rohe para Arquitetura Latino-americana (2000) e o Pritzker (2006), o mais importante do setor.

O RIBA é um dos mais antigos prêmios da arquitetura. Foi instituído em 1848, e sua concessão passa pelo crivo do monarca, no caso a rainha Elizabeth. Em sua justificativa, a presidente do RIBA, Jane Duncan, disse que “Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto de renome mundial e uma verdadeira lenda viva”: “Revolucionário e transformador, o trabalho de Mendes da Rocha tipifica a arquitetura brasileira dos anos 1950 — de concreto cru, volumoso e belamente brutal”, disse ela. Antes dele, só um brasileiro havia recebido a láurea: Oscar Niemeyer, em 1998.

 

“VOCÊ VIU QUE COISA FANTÁSTICA?”

Ao contrário de Niemeyer — “e a despeito de sua reputação”, observa o comunicado do RIBA —, Mendes da Rocha não assinou muitas obras no exterior. São exceções o pavilhão brasileiro na Expo 70, em Osaka, no Japão, e o Museu dos Coches, em Lisboa (2015). Já no Brasil, sua obra é extensa, e se concentra em São Paulo, onde mora desde os anos 1940. É dele a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 1993 — em que teve o desafio de adequar a construção do século XIX às necessidades de uma instituição moderna —, a sede do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) e o Museu da Língua Portuguesa (destruído por um incêndio em dezembro de 2015), ambos igualmente na capital paulista.

— Você viu que coisa fantástica? — reagiu ele, ao ser perguntado como se sentia com mais essa láurea. — Eu já trabalho há mais de meio século, e para mim isso é motivo de alegria. Vejo esse prêmio como um reconhecimento da estrutura da minha escola, dos arquitetos que trabalham comigo — ressaltou ele, repetindo suas palavras ao comentar o Prêmio Imperial do Japão, há duas semanas — todo trabalho é coletivo:

— Esse é um prêmio para todos nós.

Para Mendes da Rocha, é uma questão urgente, no seu campo de trabalho, “transformar a tendência de a arquitetura ser uma simples mercadoria”.

PUBLICIDADE

— A grande ação da arquitetura é influir nos governos, visando o planejamento, a constituição de um habitat humano no planeta. Porque as coisas na natureza não vão ficar para sempre como estão — comenta.

Há duas semanas, Mendes da Rocha foi elogiado pelo júri do Prêmio Imperial do Japão por seu compromisso em honrar “a localidade, a história e a paisagem” em seus projetos, utilizando “materiais simples, como concreto e aço, para estruturar o espaço para efeito máximo”. O prestigioso prêmio, criado em 1989, se destina a “contribuições relevantes para desenvolvimento, promoção e progresso das artes”.

O ano vitorioso reforça o posto de Mendes da Rocha como o mais celebrado arquiteto nacional vivo. Em 2006, ele foi o segundo brasileiro a receber o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura (o primeiro foi Oscar Niemeyer, em 1988). Em 2000, ganhou a primeira edição do prestigioso Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana, pelo projeto do MuBE. O prêmio do RIBA será concedido numa cerimônia em Londres, em janeiro de 2017.

 

via OGlobo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s